O grupo reflexivo MAN trabalha diversas dinâmicas, e dentre delas um dos assuntos mais importantes é a Comunicação Não Violenta- CNV, é uma forma de comunicar-se entendendo sentimentos e necessidades, tanto individuais, quanto de outras pessoas com quem você se relaciona.
O psicólogo e pesquisador do comportamento humano Marshall Rosenberg, com seu objetivo em construir uma cultura da paz e um mundo mais justo, deixou um legado através de reflexões e técnicas que podem ser apreendidas e trabalhadas em diversos cenários.
E trabalhar esse tema em um grupo só de homens envolvidos em situações de violência doméstica é um grande desafio, no entanto, é um grande presente, pois existem muitas descobertas, muitas experiências que os homens não se colocaram dispostos a viverem ainda.
Nós percebemos que dentro da comunicação, não só com os homens, mas mais incisivamente com os homens, essa comunicação é violenta, mesmo que sutilmente, é violenta no aspecto de ser autoritário, julgadora, uma forma de comunicação de menosprezo para com o sexo oposto ou alguém subjugado, então nós trazemos esse nova linguagem para que no primeiro momento os homens possam compreender que a comunicação muito além do que você falar oque você quer para a outra pessoa, é você entender quais são suas necessidades? O que você sente quando vai se comunicar com outra pessoa?
Por exemplo, quando você precisa pedir que o outro te ajude, te respeite, você é autoritário ou consegue demonstrar o que necessidade de forma respeitosa e objetiva?
E um passo além, é ter a empatia para fazer ao contrário, conseguir entender o que o outro, no caso desses homens, o que as parceiras deles necessitam, o que elas estão sentindo? Para você conseguir estabelecer uma comunicação respeitosa.
Esse é um dos temas relevantes para poder gerar uma transformação da violência, que muita das vezes começa no verbal, e conforme passa o tempo se concretiza a violência dentro do relacionamento ela se torna uma violência psicológica e até mesmo uma violência física, chegando a níveis de danos maiores.
O Grupo MAN preza muito por uma comunicação não violenta.