O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado em 1977, mas o dia 8 de março já foi marcado como uma data celebrando os direitos das mulheres desde o início do século 20. Os acontecimentos que culminaram na criação da data foram vários, mas dois foram determinantes : o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist em 1911 em NY, expondo as condições trágicas de trabalho das mulheres. Havia na fábrica a prática de fechar as portas dos escritórios para evitar pausas durante o trabalho, essa foi uma das causas de tantas mortes no incêndio e a marcha das mulheres russas pelo pão e paz em 1917. Esses dois acontecimentos reverberam até hoje.

Nesse sentido, o Dia Internacional da Mulher não deve ser lembrado apenas como uma homenagem às mulheres, mas um convite à reflexão de tudo o que já foi conquistado e de todas as lutas que as mulheres ainda precisam enfrentar .

Portanto, como uma forma de colaborar com essa reflexão, surge esse projeto, com a intenção de promover ações planejadas no mês de março, que tragam reflexões e conscientização sobre os desafios relacionados ao alcance da igualdade de gênero e ao combate à violência contra as mulheres .

Essas reflexões devem ser trabalhadas em parcerias com Instituições, Organizações, Órgãos, Coletivos, como uma forma de despertar a consciência do público-alvo de cada ação, ressaltando a necessidade de aumentar a percepção e compreensão sobre questões das desigualdades de gênero, sob a ótica dos desafios enfrentados em diferentes perspectivas e sem esquecer que a abordagem deve ser realizada sob o aspecto da interseccionalidade, diversidade e inclusão.

Assim, pensamos ser possível transformar a realidade com ações concretas, criando assim um impacto positivo pelo movimento na sociedade e um ambiente propício à discussão para o alcance da igualdade de gênero e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ainda assim, o diálogo e as ações não devem ser direcionados apenas às mulheres, e sim, promover o debate com homens, crianças, adolescentes, públicos de diferentes classes sociais, atingindo um máximo de pessoas em São José do Rio Preto.

Desconstruir preconceitos sobre a igualdade de gênero, promover ações educativas de conscientização e de fortalecimento e garantia dos direitos das mulheres, são caminhos eficazes para que elas realizem todas as suas potencialidades e tenham a garantia de seus direitos com respeito, dignidade e justiça.

obj-aurora1

Política de Privacidade   Termos de Uso